top of page

Gleba Assurini

Saiba Mais:

Localização

 

Município: Altamira, http://altamira.pa.gov.br/portal/

 

História: 

As Comunidades Gorgulho da Rita e Palhal estão inseridas no Projeto de Assentamento (PA) Assurini, no município de Altamira, estado do Pará, há aproximadamente 500 famílias no PA, ocupando 32 mil hectares, em lotes médios de 50 ha e ao longo dos anos vários lotes foram formando-se fazendas dentro do PA.

As Comunidades pesquisadas se distanciam 30 km da sede do município de Altamira. Há 35 famílias na Comunidade Gorgulho da Rita 35 e 25 famílias no Palhal. A formação das comunidades se deu no ano de 1975 as terras foram ocupadas por migrantes de distintos estados brasileiros que vieram para o estado do Pará a procura de condições melhores de vida vislumbradas pelo Programa Integração Nacional (PIN). Em 1983 o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) iniciou a demarcação das áreas do então denominado PA Assurini.

Um marco histórico dessas Comunidades se dá através da organização popular dos assentados, que mesmo antes do reconhecimento já na década de 80, possuíam a primeira escola com o ensino primário. Nesse período os assentados desenvolviam suas atividades agrícolas muitas vezes em forma de mutirão e comercializavam os excedentes no município de Altamira. A produção era escoada pelo Rio Xingu, com um percurso de três dias. As picadas foram abertas pelos próprios agricultores, sendo o percurso feito a pé ou com animais. Os animais eram utilizados para transportar produto a ser comercializado na cidade, como o arroz, pois facilitava o escoamento do produto.

Em 1995 o INCRA reconheceu como Projeto de Assentamento, porém com a capacidade para assentar 300 unidades agrícolas, passando para 500 unidades no ano de 2005 e atualmente possui 459 famílias assentadas. O PA onde se localiza as comunidades é antigo e relativamente bem estruturado com transporte diário da balsa até a Agrovila Sol Nascente, em caminhões improvisados (pau de arara e ônibus). Na agrovila Sol Nascente existe um posto de saúde, uma escola e diversos comércios.

 

Equipe de Pesquisa:

Elmara de Sousa Guimarães

Gleba Assurini

Gleba Assurini

1º Tempo Comunidade Clique aqui e veja mais fotos!

Memória DAZ Residência agrária
bottom of page